12 outubro 2006

COMO FOI > Passeio ao Vale das Mealhas

No passado dia 24 de Setembro cerca de 35 pessoas juntaram-se para mais um passeio pedestre da Al-Portel. Com a 'missão' de desvendar os mistérios de São Brás de Alportel os participantes encaminharam-se para o Vale das Mealhas, local de valor inegável não só ambiental mas também patrimonial.
De facto, todo este vale constituí uma arqueo-paisagem com ocupação humana desde tempos pré-históricos. Vários vestígios arqueologicos foram aqui encontrados, dos quais salientamos a Várzea do Moirato (controversa quanto à sua localização dentro do Vae) e o troço de Calçada que existe no Bengado, possível secção da Calçada que em tempos de domínio romano ligaria Tavira a Loulé.
Também em termos paisagísticos e ambientais este Vale é muito interessante. Zona de transição entre o Barrocal e a Serra, de imediato é percecptível a diferença do solo face a outros locais de São Brás de Alportel. Solo argiloso quanto baste, esta zona (que se estende até Sta. Catarina da Fonte do Bispo) é também conhecida pela sua produção de cerâmica (telhas, ladrilhos) que abasteciam a região circundante. A água representa aqui um valor de máxima importância. Efectivamente as características geológicas permitem que as águas se acumulem neste vale, não só pelo relevo acentuado a norte, mas também pela existência de cavidades no subsolo.
A conjugação destes factores favoreceu a ocupação humana. A existência de água, as características do solo e a morfologia do terreno beneficiaram a práctica de actividades agrícolas ao longo dos tempos. Além dos vestígios arqueológicos ja referidos, esta ocupação é perceptível pelas inúmeras construções relacionadas com a captação de água do subsolo, nomeadamente noras e tanques. Mais perto do sítio do Bengado, encontra-se uma ruína do que foi um casal agrícola, na qual ainda se percebe as várias divisões e anexos da casa de habitação.
Foi desvendando estes mistérios que se chegou à Fonte da Bica, local ideal para saciar a sede, não fosse o senão de estar interdita por não reunir as condições mínimas para ser consumida. Certamente uma situação a rever se queremos que o nosso concelho proporcione uma oferta de melhor qualidade aos turistas, não só os do estrangeiro mas também aos 'turistas' do nosso concelho.
Desta forma terminou o nosso passeio, que também assinalou o Dia Mundial do Coração numa parceria com a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, através da Campanha 'AGITA Portugal - Pela sua saúde mexa-se'.

(clique nas imagens para ampliar)

Sem comentários: